sábado, 14 de abril de 2012

I CONFERÊNCIA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE BELO JARDIM

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 11, a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Belo Jardim. O evento teve como tema ‘Um olhar através da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios’. 



Com um público de 200 pessoas, o evento teve início com uma apresentação cultural do Lata Orgânica. Em seguida, os palestrantes fizeram explanações sobre os temas que dizem respeito aos direitos dos portadores de necessidades especiais.

Uma das palestrantes foi Jane D`arc Feitosa, da IFPE, que abordou o tema educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional. A SEAD (Superintendência Especial de Apoio ao Deficiente) foi representada por Edimilson Silva, que falou sobre acessibilidade, comunicação, transporte e moradia. A Dra. Margarida da FAEB discutiu sobre saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e, por fim, José Diniz, representante do CONED (Conselho Estadual do Deficiente), expôs sobre segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada.

 Tiago Durant, assessor de Rose Maria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ajudou os interpretes de LIBRAS que ocorreu durante todo o evento.
O evento foi realizado pelo Comudebeja (Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Belo Jardim) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social. Participaram do encontro, o SEAD (Superintendência Estadual de Apoio à pessoa com Deficiência) representado por Adilson Silva, Articulador de Comunicações, Dr. Agildo Melo, representando a Defensoria Pública de Pernambuco, José Diniz Junior, Presidente do Coned (Conselho Estadual do Deficiente), Rose Maria, Superintendente de Comunicações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além de representantes das Polícias Civil e Militar de Pernambuco.


 Apresentação do Projeto Social "LATA ORGÂNICA", da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, com crianças de comunidades caretntes.
 Após o almoço, os participantes se reuniram em salas temáticas para discutirem os eixos e elaborarem propostas para a Conferencia Estadual.


Foram discutidos os temas, Esporte, trabalho, educação, lazer, cultura, acessibilidade, saúde, órtese e próteses. 









 Credenciamento


 Usuários tiveram a oportunidade de falar sobre a acessibilidade em Belo Jardim, e sobre a falta de ônibus adaptados para cadeirantes.
No final da apresentação das propostas foram eleitos 12 delegados para representarem Belo Jardim, na Conferencia Estadual, que acontecerá nos dias 25,26 e 27 de Julho, no Recife Plaza Hotel.

Ao final da programação foram sorteados quites contendo, canetas, chinelos e bolsas, doados pelo Grupo Moura, o Boticário também parceiro do conselho, contribuiu com os brindes para os palestrantes. 

Nenhum comentário: