quarta-feira, 15 de junho de 2011

15 de junho: Dia Internacional de Combate a Violência Contra o Idoso

 Na manhã de hoje (15), aconteceu uma manifestação em comemoração ao dia Internacional do Combate a Violência Contra o Idoso. O evento foi realizado na Av. Siqueira Campos, em frente a casa dos conselhos o evento, foi uma parceria entre o Conselho do Idoso,  e a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social.


 Durante a programação houve apresentações de ginastica com o projeto Belo Jardim Ativo,  tendo o prefessor de ducação física Airton Vidal no comando, na qual os idosos puderam fazer exercícios físicos em um aulão que durou (40) quarenta minutos. Houve ainda debates sobre os direitos da pessoa idosa, baseado no Estatuto do Idoso, como uma forma de fazer um alerta a eles para qualquer tipo de violência.

A violência contra a pessoa idosa é uma violação dos direitos humanos e uma causa importante de lesões, doenças, ameaças, isolamento e falta de esperança.  Não se restringem às agressões físicas, mas também a abusos psicológicos, sexuais e morais, à negligências e à exploração financeira.


Segundo Ester Paz, presidente do Conselho Municipal do Idoso, o objetivo deste evento é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre todo tipo de violência contra a pessoa idosa e mobilizar as pessoas para dizer não a violência. Além de mostrar que o idoso pode sim ser incluído no mais diversos lugares da sociedade.

 


 A Secretaria de Saúde, enviou profissionais de saúde para realizarem testes de glicemia e medição da pressão arterial nos idosos.



Segundo a presidente do COMDIRI,   a parceria com a Secretaria de Saúde já existe há muito tempo, e participar desse tipo de evento é uma forma de integrar as entidades em prol do idoso. “Durante nossa parceria com a Secretaria, fazemos várias palestras sobre diversos assuntos relacionados à saúde do idoso e falar sobre isto também é muito importante, pois hoje o idoso tem uma qualidade de vida melhor”, acrescenta.





 A prática desse crime pode resultar em multa e prisão de 6 meses a 12 anos, havendo aumento da pena em um terço se a vítima estiver sob a responsabilidade ou tutela do agressor.

Também abrilhantou o evento o Projeto Lata Orgânica, os ingredientes de um projeto social realizado na cidade de Belo Jardim. O Lata Orgânica é um programa de aprendizado e inclusão social quem vem dando cor e som aos sonhos de muitas crianças da cidade. Meninos e meninas que viviam na periferia e que hoje têm nas aulas de música um escape para a violência
A Secretaria de Ação Social, apoia esta idéia e tem no anexo da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social na COHAB III, a sede do Lata Orgânica.




Participaram do evento, idosos do Cantinho dos Avós, CRAS, Santo Antônio e COHAB I, sendo sua locomoção feita pela Secretaria de Educação, sempre parceira do Conselho.

Nenhum comentário: