Na data de 28/07/2011 (quinta feira), no auditório da Prefeitura Municipal de Belo Jardim, aconteceu a 2º reunião do Grupo Baraúna, onde foram debatidos os seguintes temas.
- Empréstimos Consignados
- Explicação da estruturação do Grupo
- Avanços e dificuldades de cada conselho
- Capacitação dos Conselheiros.
- Comemoração do Dia do Idoso – 1º de Outubro.
- Definição do local da próxima reunião do Grupo Baraúna no dia 28/10/2011
Na Reunião estiveram presentes, representantes das Cidades de:
Arcoverde, Pedra, São Bento do una, Venturosa, Poção, Alagoinha e de Belo Jardim,
Também participaram do evento os Promotores de Justiça do Ministério Publico de pernambuco Dr. Marco Aurélio Farias, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania (Caop/Cidadania), e Dr. MAVIAEL DE SOUZA SILVA.
Os exemplos não param. No mês passado, 12 idosos que moram em Belo Jardim procuraram o Conselho do Idoso e a delegacia local porque foram vítimas de fraude, a maioria não havia feito o empréstimo, nem conhecia o banco citado, quando os mesmos iam receber sua aposentadoria tinha a surpresa de ter um desconto que até então desconheciam.
O valor máximo da renda a ser comprometida não pode ultrapassar 30% da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário, dividida da seguinte forma: 20% da renda para empréstimos consignados e 10% exclusivamente para o cartão de crédito.
O número máximo de parcelas é de 60 meses.
Devido a pauta (Empréstimo Consignado), ser de máxima importância, e todos estarem empenhados em combater as irregularidades dos empréstimos indevidos, o Grupo Barauna em concordancia com os Promotores de Justiça de Pernambuco, decidiram ne reunir novamente no dia 28/10/2011, em um Fórum Regional para discutir, Avaliar e propor diretrizes e mudanças nos contratos de empréstimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário