A I Conferência Municipal do Idoso de Belo Jardim, realizada nesta quinta e sexta feira, no auditório do IFPE - Instituto Federal de Pernambuco, cujo tema foi O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil, discutiu a importância das ações interdisciplinares voltadas a esse público para assegurar seus direitos. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, a senhora Ester Paz, destacou a relevância das iniciativas públicas para melhorar a qualidade de vida deste segmento da população. A presidente do Conselho do Estadual do Idoso de Pernambuco, a senhora Niedja Guimarães, lembrou que o Estatuto do Idoso apesar de ter apenas oito anos. "Já foram dados passos importantes para a consolidação, mas muitas coisas ainda precisam ser feitas nas três esferas públicas", afirmou. Para ela, a interdisciplinaridade só será efetiva se implementada de forma acentuada, evitando que a cada mudança de governo se interrompam programas. A secretária de e desenvolvimento Social, a senhora Joelam Gomes, disse ser fundamental oferecer espaços e estruturas qualificados para atender o idoso.
Mauricéa Muniz Assistente Socila (Secretaria Especial da Mulher)
Ester Paz Presidente do COMDIRI - Conselho Municipal do Idoso
Dr. Marco Aurélio - Promotor de Justiça ( MP.PE)
Pastor Denis Ferreira
Aliete Maria (Lar dos Idoso)
Edusa Pereira (Vice Presidente do CEDI)
No dia 26 (quinta feira) a abertura contou com a presença de diversas autoridades, da esquerda para direita a senhora Mauricéa Muniz Assistente Social da Secretaria Especial da Munlher, Niedja Guimarães, e Edusa Pereira respectivamente presidente e Vice Presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEDI), Juraci representando o senhor Prefeito Marco Antônio da Silva, Joelma Gomes Secretára de Ação e Desenvolvimento Social e Ester Paz, Presidente do Conselho Municipal, na abertura a Presidente do Conselho, abriu os trabalhos, falando sobre a importância da conferencia para os idosos do município.
A Presidente do Conselho, Ester Paz avalia a I Conferência Municipal do Idoso como positiva, tendo alcançado os objetivos. Ela define como “maravilhosa a participação dos idosos, que foram buscar uma resposta para seus anseios. Foi muito bom, eles interagiram e participaram das votações das deliberações das pré-conferências, quando todas foram aprovadas por unanimidade”. Ela conta que os participantes se envolveram no resultado e acredita que saíram confiantes de que a vida deles a partir dessa Conferência terá um novo sentido. E informa que a plenária se manteve fiel os dois dias sem evasão, o que acontece sempre nos últimos dias de conferência, se tivesse mais um dia eles estariam juntos pois a luta é deles e querem ver seus direitos garantidos.
A senhora Ester Paz agradece em especial as parcerias das entidades e pessoas físicas que colaboraram com o Conselho Municipal do Idoso para a realização da Conferência.
Senhoras Joela Gomes, Ester Paz e equipe de Tradutores de Libras
Poly Batista, Josivaldo Paz Ester Paz e Ailton Vidal
Equipe de apóio na hora do almoço
Hora do Almoço
Dr. Marco Aurélio de Farias - MPPE
Ginastica Belo Jardim Ativo comandados pelo Professor Ailton Vidal
Equipe de Credenciamento
Projeto Lata Organica grupo musical com crianças e adolescentes da comunidade da COHAB III, usando materiais recicláveis,. coodenados pelo professor de percurssão André Perazzo.
No final da Conferência, foram eleitos 6 (seis) Delegados para a conferência Estadual, que acontecerá em breve na cidade do Recife, foram eleitos 4 (quatro representantes da Sociedade Civil e 2 (dois) Governamental.
Um comentário:
Parabéns pelo excelente evento e pelo trabalho engajado de todos.
Postar um comentário