sábado, 30 de julho de 2011

2º Reunião do Grupo BARAUNA


Na data de 28/07/2011 (quinta feira), no auditório da Prefeitura Municipal de Belo Jardim, aconteceu a 2º reunião do Grupo Baraúna, onde foram debatidos os seguintes temas. 

  • Empréstimos Consignados
  • Explicação da estruturação do Grupo
  • Avanços e dificuldades de cada conselho
  • Capacitação dos Conselheiros.
  • Comemoração do Dia do Idoso – 1º de Outubro.
  • Definição do local da próxima reunião do Grupo Baraúna no dia 28/10/2011
Na Reunião estiveram presentes, representantes das Cidades de:

Arcoverde, Pedra, São Bento do una, Venturosa, Poção, Alagoinha e de Belo Jardim,

Também  participaram do evento os Promotores de Justiça do Ministério Publico de pernambuco Dr. Marco Aurélio Farias, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania (Caop/Cidadania), e Dr. MAVIAEL DE SOUZA SILVA.


 A pauta principal da reunião foi empréstimo consignado, Segundo dados fornecido pelos Conselhos do Idoso e do Deficiente, diversas agencias bancárias estão envolvidas num amplo esquema de fraude de empréstimos consignados feitos em nome de idosos. Mais de mil pessoas foram lesadas, em dezenas de municípios Pernambucano. O golpe rendeu aos fraudadores cerca de R$ 1,5 milhão. As principais cidades de Pernambuco como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Belo Jardim, Petrolina, entre outras  foram alvo dos golpistas.
 Os exemplos não param. No mês passado, 12 idosos que moram em Belo Jardim procuraram o Conselho do Idoso e a delegacia local porque foram vítimas de fraude, a maioria não havia feito o empréstimo, nem conhecia o banco citado,   quando os mesmos iam receber sua aposentadoria tinha a surpresa de ter um desconto que até então desconheciam.
 
O valor máximo da renda a ser comprometida não pode ultrapassar 30% da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário, dividida da seguinte forma: 20% da renda para empréstimos consignados e 10% exclusivamente para o cartão de crédito.
O número máximo de parcelas é de 60 meses.
 
Devido a pauta (Empréstimo Consignado), ser de máxima importância, e todos estarem empenhados em combater as irregularidades dos empréstimos indevidos,  o Grupo Barauna em concordancia com os Promotores de Justiça de Pernambuco, decidiram ne reunir novamente no dia 28/10/2011, em um Fórum Regional para discutir, Avaliar e propor diretrizes e mudanças nos contratos de empréstimos.