domingo, 27 de março de 2011

Conselheiros Ministram Palestra Sobre Drogas

"Sim à Vida, Não às Drogas" foi o tema da Palestra dos  Conselheiros do Idoso e do Deficiente, Ester e Josivaldo Paz, para alunos da 6ª a 8ª séries na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antenor Vieira, no bairro do Santo Antônio.

 Em uma parceria com as Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação.  Deu início  na última quarta,  (23),  as atividades que acontecem no decorrer do ano letivo com palestras e outras atividades realizadas pelos conselheiros do idoso e deficiente  envolvendo a Comunidade Escolar.


Palestrando sobre o tema ”Sim à Vida, Não às Drogas", Josivaldo e Ester Paz conversaram e interagiram com a participação dos alunos da 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e da 4º fase do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).
Os palestrantes enfatizam a importância de prevenirem-se quanto a curiosidade, as oportunidades e dos danos causados pelo uso de drogas. Além disso, relacionou o respeito que precisamos ter conosco e uns com os outros e rechaçar durante toda a vida o uso de drogas.
Nosso objetivo é o DIALOGO ABERTO, PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: instruir o aluno a dizer (nem pensar) em relação a experimentar drogas e fazer uma pesquisa da drogadição nas escolas de nosso município. A partir disso, usando conteúdo multimídia e um projetor (datashow), as palestras tem sido muito impactantes, principalmente assistindo os audioslides e vídeos impactantes da temática.



O legal disso tudo é que NÃO BASTA DIZER-LHES QUE AS DROGAS FAZEM MAL E SÃO PERIGOSAS: é necessário que cada um compreenda o porquê e saiba também os benefícios de quem não usa drogas. A 1º palestra na Escola Municipal Professor Antenor Vieira para nós foi um sucesso pois contou com a participação de todos.















 

          Este trabalho tem o incentivo da senhora Joelma Gomes (Ação Social) e Wilson Maciel (Educação),  na ocasião a senhora Rosangela da Secretaria de Educação fez o convite aos conselheiros, para a realização das palestras envolvendo a comunidade escolar, o senhor Wilson Maciel (Wilsinho),  informou que está muito preocupado com o auto índice de uso de drogas no nosso município, e nada melhor do que um complemento e a informação a respeito do tema para conscientizar os jovens, que estão mais vulneráveis.

      Este Círculo de palestras não abordará somente drogas, mas também violencia doméstica, alcool e direção direitos do idoso e deficiente, nesta quarta feira (23) a Secretaria de Saúde também realizou no Centro Comunitário Municipal Castelinho, uma palestra sobre DST, informando sobre os riscos de contrair doenças ou uma gravidez indesejada, este trabalho está sendo parte de uma parceria dos Conselhos com as Secretarias e projetos ligados ao Governo Municipal.

Conselhos na Luta pela Cidadania:

sexta-feira, 11 de março de 2011

MORRE DELEGADO SECCIONAL DE BELO JARDIM

Dr. ALDO PEREIRADA SILVA,  ERA DELEGADO DA 15ª SECCIONAL COM SEDE EM BELO JARDIM, MORREU VITIMA DE  COMPLICAÇOES RESPIRATORIA NA MANHA DESTA QUARTA FEIRA (09-03). SEU SEPULTAMENTO SERÁ  MANHÃ (19/03) SÁBADO NO CEMITÉRIO DE SANTO AMARO - RECIFE.
                               ( Na foto DR. WESLEY, DR. ALDO E DR. ANTÔNIO GUERRA)

Faleceu na manha desta quarta feira na cidade de Caruaru, vitima de complicações respiratórias o delegado seccional de Belo Jardim Dr. ALDO PEREIRA DA SILVA, era o delegado regional responsável por, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Cachoeirinha, Pesqueira, Alagoinhas, Sanharó, Pesqueira , Poção,  e Jataúba, cidades do agreste.

Segundo informações da policia o delegado estava de trabalho na sua delegacia em Belo Jardim, quando se sentiu mal e foi socorrido as pressas para o hospital regional de Belo Jardim e transferido para a casa de Saúde Santa Efigênia , onde veio a falecer. 

Dr. Aldo que estava a frente da 15ª seccional com sede na cidade de Belo Jardim a mais de três ano, realizando  um ótimo trabalho de inrteligaçoes com a policia militar.


A sociedade perdeu um excelente policial, pois o mesmo não descansava, a polícia era a sua vida, atendia a todos que o procuravam na regional sem distinção de classe social.
 
Aqui ficam as condolências deste site e de todos que fazem parte da casa dos conselhos, aos familiares deste profissional que a SDS perde.
 

13 FÓRUM DA TERCEIRA IDADE


O planeta precisa do testemunho dos idosos

Como acontece a cada ano, a CNBB realiza, durante o tempo da Quaresma, a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a CF 2011 tem como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e o lema: “A criação geme em dores de Parto”. A Pastoral da Pessoa Idosa, com seu espírito ecumênico convida todos a viver com gestos concretos a Campanha da Fraternidade deste ano e as demais iniciativas que a Igreja nos propõe para defender, proteger e promover a VIDA.
        
Hoje,mais do que nunca,precisamos do testemunho dos idosos que com suas experiências de vida nos transmitem caminhos que indicam como cuidar e preservar melhor o meio ambiente. Essa é uma grande oportunidade para dizer a todos que as pessoas idosas podem colaborar e muito no desenvolvimento e na salvação do meio ambiente, da natureza, do nosso planeta.
         Resta-nos continuar firmes na fé, sendo luz do mundo e sal da terra, dando o nosso testemunho de solidariedade cristã para que haja mais fraternidade, mais vida e muito amor no coração, para todos, especialmente, em nossa área especifica, para as pessoas idosas.
 
Crismédio Vieira Costa Neto
Coordenador da Pastoral da Pessoa Idosa
Arquidiocese de Maceió - Alagoas

1º Encontro de Articulação entre o CNDI e os Conselhos Estaduais

 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA



 
SCS, Qd. 9, Edif. Parque Cidade Corporate, Torre A, 9º andar, sala 903-B, CEP: 70308-200, Brasília (DF)
(61) 2025-3014 / 3598 -
cndi@sdh.gov.br

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ofício-Circular n
Brasília, 25 de fevereiro de 2011.
A Sua Senhoria o SenhorConselheiro
 

o 003/2011–CNDI/SNPDDH/SDH/PRREGINALDO JOSÉ DE PINHO BORGES
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco  Recife/PE

Assunto:
1º Encontro de Articulação entre o CNDI e os Conselhos Estaduais
Senhor Presidente,
1. O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) vive um momento novo que preza pela aproximação e articulação com os Conselhos Estaduais como uma estratégia fundamental para o sucesso das nossas ações.
2. Temos sob a nossa responsabilidade a preparação e a organização da 3ª Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (3ª CNDPI). Embora tenhamos obtido o compromisso da Ministra Maria do Rosário, ainda aguardamos a convocação da Conferência pelo chefe do Poder Executivo Federal e a publicação da Resolução do CNDI que orienta a realização da Conferência, o que deve ocorrer brevemente.
3. Neste mês de fevereiro de 2011 estivemos reunidos para realizar o Planejamento Estratégico do CNDI e levantar as expectativas deste Colegiado com relação ao Plano Plurianual para o período 2012-2015. Nesta oportunidade, duas linhas mestras de ação foram realçadas:
I. Necessidade de fortalecimento e efetiva articulação do CNDI com os Conselhos Estaduais e Municipais de Idosos, para que tenhamos definidos objetivos comuns, para o fomento à criação de conselhos municipais de idosos (hoje 2/3 dos municípios brasileiros não possuem essa estrutura) e para a organização de ações inter-conselhos;
II. Entendimento da 3ª CNDPI como uma oportunidade ímpar de participação democrática das pessoas idosas e do envolvimento de todos, para termos sucesso no desejo de construirmos juntos “O COMPROMISSO DE TODOS POR UM ENVELHECIMENTO DIGNO NO BRASIL”.
4. Como um primeiro passo na implementação destas duas linhas mestras de ação, convidamos Vossa Senhoria, na qualidade de
Presidente, convite este extensivo à Vice-Presidência desse Conselho e ao/à Gestor/a Estadual da Política do Idoso, para, no próximo dia 18 de março, participarem de um encontro de diálogo e de definição de estratégias comuns para efetivarmos a nossa articulação, bem como para apresentar e discutir a 3ª CNDPI, com a intenção de favorecer a realização das etapas municipais, regionais e estaduais.
5. Este encontro será realizado nas dependências da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Setor Comercial Sul, Quadra 9, Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A, auditório do 8º andar, em Brasília (DF).
6. A nossa proposta de trabalho para este encontro, e que ora apresentamos a Vossa Senhoria, é de:
a. No período da manhã (das 9h às 12h): discutir ações e estratégias de integração dos Conselhos e,
b. No período da tarde (das 14h às 17h30): debater e qualificar a preparação da 3ª CNDPI.
7. Como provavelmente pode ser do conhecimento de Vossa Senhoria, o tempo é de contingenciamento de verbas no âmbito do governo federal, especialmente com relação a passagens e diárias. Este contingenciamento inviabilizou a possibilidade de custearmos a vinda dos representantes estaduais ora convidados.
8. Não obstante, entendemos ser necessário haver um esforço institucional para que seja viabilizada a presença desse Conselho e, assim, possamos juntos discutir, decidir e orientar a adoção das providências que permitam a realização das etapas preparatórias. Neste sentido, um dos objetivos que buscamos alcançar com este Encontro é que a Conferência aconteça ainda em novembro deste ano, inclusive com a possibilidade de ampliação do número de delegados estaduais para a etapa nacional.
9. Certos de podermos contar com a acolhida desse Conselho com relação ao convite ora apresentado e, principalmente, na expectativa de que haja sensibilidade e disponibilidade do governo estadual para a participação dessa Unidade da Federação neste Encontro, o CNDI se coloca à disposição para que, juntos, tornemos a 3ª Conferência Nacional possível e bem-sucedida.
Atenciosamente,
Karla Cristina Giacomin
Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso

CIDADANIA: PLANO DE SAÚDE É CONDENADO.

A Sul América Companhia de Seguros Saúde foi condenada a não proceder mais nenhum reajuste nas mensalidades dos planos de saúde para os usuários na faixa etária a partir dos 60 anos independente da data da contratação. A sentença foi dada pelo Juiz da 10ª Vara Cível de Natal, Marcelo Pinto Varella na ação Civil Pública nº 001.08.020297-8 ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Natal.
O processo iniciou com reclamação de um cliente da empresa que informou um reajuste de 18% na mensalidade do seu plano em virtude de mudança de faixa etária, prática contestada pelo Ministério público, tendo por base o Estatuto do Idoso. Na sentença o Magistrado explica sua decisão: ...o reajuste em razão da idade, atingindo especialmente os maiores de 60 anos, considerados idosos e sujeitos à proteção integral, mostra-se evidentemente abusivo. E tal abusividade há de ser reconhecida mesmo quanto aos contratos anteriores à vigência da Lei 10.741/03, pois como já se disse, as regras estabelecidas na norma são tradutoras dos ditames constitucionais.
Com isso, além de não poder realizar nenhum reajuste nesses termos a empresa deve devolver em dobro do valor indevidamente cobrado aos usuários, podendo ser compensado nas faturas seguintes.
Extraído de: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (21.02.2011)

Ações de combate à violência contra idosos serão padronizadas

Órgãos de proteção e profissionais de saúde deverão comunicar a simples suspeita de maus-tratos
A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão de João Pessoa realizou, na manhã desta segunda-feira (21), uma audiência com vários órgãos municipais e estaduais para discutir o fluxograma da rede de proteção à pessoa idosa e a padronização do roteiro de relatório e de parecer social que vão possibilitar a notificação compulsória dos casos de violência e maus-tratos contra idosos.
O fluxograma está sendo elaborado por uma comissão formada no dia 18 de fevereiro e deverá ser apresentado à Promotoria de Justiça, junto com o modelo padronizado de relatório e parecer social, em 60 dias.
Após esse prazo, todos os órgãos de proteção ao idoso e profissionais de saúde deverão utilizar o modelo padrão para comunicar imediatamente às autoridades competentes os indícios de ocorrência de violência ou maus-tratos contra pessoas idosas, conforme determina o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).
Crime
De acordo com o promotor de Justiça do Cidadão, Valberto Lira, o Estatuto determina que todo e qualquer sinal ou indício de maus tratos contra idosos deve ser comunicado à Delegacia do Idoso, ao Conselho Municipal do Idoso e ao Ministério Público.
Quando comprovada, essa violência é tipificada como crime. "Também existe uma Lei Municipal (10.959/07) que obriga todo o servidor público -inclusive médicos e outros profissionais de saúde - a comunicar ao Conselho Municipal do Idoso e à Secretaria de Desenvolvimento Social a simples suspeita de casos de maus-tratos contra idosos. Mas, não estávamos conseguindo efetivamente ter um documento único que servisse de modelo para essas notificações. Por isso, fizemos a audiência e decidimos pela elaboração de um documento padrão, que vai contribuir muito para as ações da rede de proteção, inclusive, para a realização de resgates de pessoas idosas em situação de risco", avaliou.
Outro assunto discutido na audiência foi a implementação do "disque-denúncia" nacional (o serviço "165"), em João Pessoa e na Paraíba. Participaram da audiência representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, do Comitê de Prevenção, Controle de Acidentes e Violência de João Pessoa, dos Distritos Sanitários, dos Conselhos Municipal e Estadual do Idoso e da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa.

Extraído de: Ministério Público do Estado da Paraíba -  (21.02.2011)

COMDIRI PARTICIPA DE VIDEO CONFERENCIA DA CARAVANA DA CIDADANIA

O comdiri participou no último dia 02/03/2011, da videoconferencia, realizada em arcoverde pela caravana da cidadania, organizada pelo Ministério público de Pernambuco.



EVENTO:  II  VIDEOCONFERÊNCIA / CARAVANA DA CIDADANIA (MPPE),

TEMÁTICA:  A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
PÚBLICO: Idosos, Conselheiros Municipais do Idoso e Gestores
LOCAL: Recife, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Palmares, Araripina, Salgueiro, Petrolina.
FACILITADOR: Ana Rossini, especialista em gestão de cidades.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar informações ao público-alvo sobre o processo de elaboração do planejamento e do orçamento público (Plano Plurianual, Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias), com vistas a instrumentalizar e incentivar a participação social na construção das políticas públicas.
DATA: 02/03/2011
HORÁRIO: 1ª e 2ª Sessões (8:00 às 10:00 e de 10:30 às 12:30)
OBS: Evento único e simultâneo