quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um dia especial

O dia 15 de Junho foi lembrado pelo conselho do idoso em belo jardim, em alusão a data, o COMDIRI em parceria com a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, preparou uma programação especial para a turma da melhor idade.

O evento aconteceu na Casa dos Conselhos, sede do COMDIRI, segundo a presidente do conselho do idoso, Ester Paz, a mobilização serve de exemplo para toda a cidade. " Não é fácio, mas temos conseguido grandes frutos. Quero agradecer aos nossos parceiros pelo enorme apoio para a realização deste evento, a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social mas uma vez nos dando uma força espetacular.

Durante aa comemorações do dia de combate a violencia contra o idoso, foram montados standes com exposição do artesanato do cantinho dos avós e do CRAS, além do espaço da beleza, preparado pelo Boticário que mmaquiou as idosas e ofereceu brindes para que fossem sorteados entre os idosos. a Secretaria de Saúde também montou um stand para aferir pressão arterial e medir taxa de glicose, "ista ação é muito importante para os idosos do nosso município, pois os idosos ficam sabendo quais são os seus direitos, explicou o conselheiro Josinaldo Bezerra de Lima".

Para animar a festa, apresentaran-se Ianca do Sax e um trio de forró pé de serra, a turma do Belo Jardim Ativo praticou exercicios e dançou muito, mostrando muita vitalidade.

A assistente Social Mauricéa Muniz, ministrou uma palestra falando sobre os direitos da pessoa idosa, em seguida foi servido um lanche para os presentes, estou muito satisfeita com o resoutado do evento enfatizou Ester Paz.

Click na foto para visualizar

15 DE jUNHO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Oração do Idoso

" na velhice darão frutos, serão viçosos e florescentes"
Salmo 92;14
Oração do Idoso
Senhor, Deus Todo Poderoso.
Venho à Tua presença agradecer por todos esses anos que vivi,
Sou testemunha da tua fidelidade e do teu amor, pois tens me protegido, abençoando e sustentado desde a minha infância, juventude, idade adulta e agora também.
Sou velho, Senhor, muita esperiencia, pouca força.
Muita história para contar, poucas pessoas com tempo para me ouvir.
Senhor, compra em mim a tua palavra, renova as minhas forças e conceda-me oportunidade de realizar-me ainda um pouco mais.
Que eu tenha a companhia e o amor de meus filhos e netos, respeito de todos.
Que eu possa transmitir teus ensinamentos, que minha vida sirva de exemplo para muitos.
Mesmo no inverno, a árvore sem folhas tem dentro de si a seiva da vida, mesmo na velhice trago dentro de mim a tua vida, senhor, que eu possa contribuir com sabedoria que esses anos me deram e viver ainda mais o teu amor em família.
Que eu tenha o amparo, o carinho, segurança, goze de paz e alegria.
Tira de mim o cansaço e as dores, faz de mim um homem que alcançou a melhor idade com a mesma disposição de um jovem.
Para glorificar teu nome, para oluvar a Ti.
Obrigado, Senhor.
"Amém"
Postado por Ester Paz;
com agradecimentos e colaboração de Da Paz Marinho.

15 de Junho


CRONOGRAMA DO EVENTO
08:00 - Benção com Padre Geraldo Magela.
08:30 - Apresentação do Projeto Belo Jardim Ativo, com o professor Airton ginastica com grupo de idosos.
09:00 - Apresentação do CRAS Santo Antonio, poesia com os idosos do grupo Bem me quer.
10:00 - Palestra com Mauricéa Muniz com a participação dos Delegados Dr. Aldo Pereira (Delegado Seccional)e Dr. Aldeci Joése da Silva (Delegado Municipal).
  1. Durante o evento serão oferecidos diversos serviços como:
  • 1) - Aferição de pressão arterial.
  • 2) - Medição de Glicose.
  • 3) - Serviços de Beleza com O Boticário
  • 4) - Massagem com a estetiscista Nilcélia Júlia.
  • 5) - Confecção da Carteira do Idoso.

Atração Cultural

  • Forró Pé de Serra
  • Artesanato da Casa da Vovó
  • Barraca de Biscuí do CRAS COHAB I
  • Yanca Martins - Saxofonista.

O evento terá como parceiros a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, que estar disponibilizando toda a estrutura, a Secretaria de Educação disponibilizando o transporte para os idosos que moram nos bairros afastados do centro, a Secretaria de Saúde com aparelhagem para a medição de glicose e aferição de pressão arterial.

Postado por: Josivaldo Paz.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

15 DE JUNHO É DIA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

Dia de conscientização sobre o combate a violencia aos maus tratos contra pessoas idosas. Será realizado anualmente no dia 15 de Junho que é o dia mundial contra os maus-tratos a idosos. A data passa a fazer parte do calendário de eventos do Conselho do idoso de Belo Jardim.


No Brasil, doze por cento dos 18 milhões de idosos sofrem algum tipo de violencia. Na maioria das vezes os agressores são os próprios filhos e a maioria das vítimas são mulheres. Segundo o professor Vicente Faleiros, coordenador da pesquisa, os numeros mostram que 60% das agressões são contra as mulheres e 54% dos agressores são os filhos (do sexo masculino).
A violencia contra a pessoa idosa acontece em todos os paises e representam um problema de saúde pública. Silenciosa, a violencia ocorre na maior parte das vezes dentro de casa, a negligencia, a intolerancia, e até a exploração financeira, muitas vezes praticadas por pessoa da própria família. A maioria das agressões são de ordem psicólogicas, abuso físico, sexual, financeiro e abandono.

A principal dificuldade do idoso hoje é atendimento médico especializado: no sistema público de saúde existem poucos especialistas para atender aos idosos. Em geral, eles são medicados pelo clinico médico, que apesar de ser um profissional qualificado, não é especialista no atendimento deste público, o que dificulta o tratamento.



Por este e outros motivos o Conselho do Idoso de Belo Jardim, trabalha em parceria com todos os órgãos e entidades ligados ou não ao poder público, se articulando com o Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura Municipal, pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social.
Postado por: Ester Paz