sábado, 29 de maio de 2010

Reuniões da Plenária 2010

As reuniões do COMUDEBEJA, foi definido neste Sábado (29), ficando para todos os sábados apartir das 08;30, veja data, (Junho - 19) - (Julho - 17) - (Agosto - 21) - (Setembro - 18) - (Outubro - 23) - (Novembro - 20) - (Dezembro - 04)

Postado por: Josivaldo Paz

REUNIÃO DO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Neste Sábado (29), relizou-se a reunião mensal do COMUDEBEJA (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiencia), na Sala de Reunião da Casa dos Conselhos, na oportunidade tivemos a presença de dois deficientes visuais, o senhor Brás e Eduardo, o que deixou muito orgulhoso todos os conselheiros, pois o presidente do conselho o senhor Josivaldo Paz falou que este dia era especial, porque desde a formação do Conselho que gostaria que pessoas com deficiencia participasse da composição.
Na reunião ordinária, foi mudança de conselheiros e entidades, por não se indentificar com a causa, a assembléia opinou favorável pela mudança do CDL (Clube de Diretores Logistas) pela Associação de Pessoas com deficiencia, onde o representante da Associação é o senhor Brás, que é deficiente Visual.
A Conselheira e Presidente do Idoso, a senhora ester Paz, ratificou a importancia da frequencia dos conselheiros, pois quando não hà Córum, o conselho deixa de aprovar projetos e determinaçãoes.
O senhor Brás agradeceu a iniciativa da Secretaria de Ação Social em apoiar e criar este espaço para pessoas com deficiencia, pois o mesmo até então sentia-se desamparado.
Outra pauta que foi discutida, foi o calendário de reuniões que ficou acertado até o final do ano.

INAUGURAÇÃO DO MÃE CORUJA

Foi inaugurado sexta feira (21) o projeto Mãe Coruja, uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Belo Jardim.
na oportunidade compareceram ao evento secretários, autoridades e demais pessoas relacionadas com o projeto.


Os Conselhos Municipais estavam presentes na inauguração, por acreditar que todo projeto que visa a melhoria e a humanização de pessoas carentes, devem ser prestigiados, independente de quem realize o projeto, pois o que mais se pede nos congressos é que trabalhemos em rede.

Postado por: Josivaldo Paz

sábado, 22 de maio de 2010

15 DE JUNHO.

Em 15 de Junho de 2006, o INPEA - International network for Prevention of Elder Abuse (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra idosos) e a ONU (Organização das Nações Unidas ) e a OMS (Organização Mundial de Saúde), elegeu o dia 15 de Junho como o DIA MUNDIAL de sensibilização da sociedade civil para a luta contra a violencia à pessoa idosa, ( word Elder Abuse Aeareness Day), com o objetivo principal de criar uma consciência mundial, social e politica, da existencia da violencia contra a pessoa idosa junto com a ideia de não aceita-la como sendo normal, apresentando formas da prevençaõ. A ONU passou a reconhecer, então, que a violencia à pessoa idosa é violação aos direitos humanos.
A violencia, não só física como tambem a psicológica acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria familia ou próximas a ele. O abandono nos axilos, a falta de carinho, a pressão psocológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passão despercebidas.

Todos nós envelheceremos, veja este vídeo e reflita.


Velho é o seu preconceito, sou IDOSO

Postado Por: Ester Paz

II ETAPA DA CARAVANA DA CIDADANIA

Aconteceu nesta quarta e quinta feira (18 e 19) a segunda etapa da CARAVANA DA CIDADANIA, projeto realizado pelo Ministério Público de Pernambuco, este evento visa a capacitação de conselheiros Municipais do Idoso, implantação e criação dos conselhos da pessoa idosa aos municípios que ainda não tem, tambem no evento foi posto para votação e aprovação da criação e um conselho regional, idéia que foi abraçada por todos os conselheiros que ali estavam, participarão do conselho regional 14 cidades, sendo elas, Belo Jardim, São Bento do Una, Sanharó, Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Poção, Ibimirim, Arcoverde, Inajá, Pedra, Manari, e Buique, a criação deste conselho visa a ampliar e melhorar as condições dos conselhos municipais, bem como buscar soluções em prou da pessoa idosa.
Arcoverde vai cediar o conselho regional, mas a cidade de Belo Jardim e Pesqueira tambem farão reuniões, pois só com estes encontros é que poderemos saber qual a realidade de cada município e suas dificuldades, buscando melhorias para um melhor desempenho dos conselheiros.

O evento contou com a participação dos Promotores, Dr. Paulo Lapenda e a Dra. Yélena Monteiro.





A conselheira Ester Paz, falando para a Dr. Yélena e platéia, das dificuldades que encontramos com os emprestimos consignados em nosso Município.

Postado Por: Josivaldo Paz

BELO JARDIM CONQUISTA VAGA PARA BRASÍLIA

Belo Jardim estar de parabens, nesta quarta feira (19), na III Conferência Estadual de Saúde Mental intersetorial, foi escolhida por voto a conselheira do Idoso, Ester Paz, para representar a IV Geres intersetorial, em na Capital Federal, dado o número de participantes (800) o agreste estava concorrendo a duas vagas intersetorial, Belo Jardim conquistou uma.
Para Belo Jardim vai ser de extrema importancia esta vaga em Brasilia, pois poderemos ampliar os nossos conhecimentos e trazer para o Município a rede de saúde mental, bem como a implantação do SAMÚ, Caps, e Nasf, todos voltados para a súde mental de nosso município, a Secretaria de Saúde do Município de Belo Jardim na Pessoa do Senhor José Ivam Monteiro , esta de Parabens, pois a cada dia conquista novos projetos em prou da população de Belo Jardim.

A integração da Secretaria de Saúde com órgãos públicos, instituições e conselhos municipais vem afirmar que para o desenvolvimento do progresso temos que andar em parceria, pois só assim é que conseguimos conquistar novos horizontes, foi assim que o Conselho do Deficiente e do Idoso foi representado na Capital Pernambucana e estará sendo representado em Brasília no final de Junho, mas precisamente nos dias 28, 29, 30, e 01 e 02 de Julho na pessoa de Ester Paz.
Foi bastante complicado porque eramos cinco representantes, 01 gestor, (Maria Luiza Carvalho), 01 intersetorial (Ester Paz), 03 trabalhadores na área de saúde, (Pr. Denis Santana Ferreira, Maria Valdete, e Maria Aparecida Ferreira) foi complicado porque existiam apenas duas vagas para a região agreste na Intersetorialidade, uma delas conquistada com muito esforço por Belo Jardim, e desde já agradeço aos representantes das Cidades de, Garanhuns, Caruarú e Gravatá, que nos apoiaram, (diz Ester Paz)

da esquerda p/ direita, Maria Aparecida, Ester Paz, Fernando Fidélis e Maria Luiza


Cerimonial de abertura com a presença de autoridades



Ester Paz e Maria Luiza em plenária


leitura do regimento interno com os Conselheiros de Saúde Mental


Mª Aparecida, Mª Luiza, Mª Valdete e Ester



Postado Por: Josivaldo Paz.


quinta-feira, 20 de maio de 2010

INAUGURAÇÃO DO MÃE CORUJA - 230 Mães de Belo Jardim já estão cadastradas


Será inaugurado, nesta sexta-feira (21), às 16h, o canto Mãe Coruja, que vai funcionar na Av. Siqueira Campos, Centro, em frente ao Chopp.com.
O programa é uma parceria do Governo Estadual com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo, treze municípios ligados a VI Regional de Saúde (Geres) foram selecionados para abrigar os núcleos do programa. Belo Jardim foi contemplado. A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando o espaço e toda a aparelhagem para o atendimento das gestantes Belojardinenses.
As Secretarias Municipais de Ação e Desenvolvimento Social, Industria e Comercio, Produção e Desenvolvimento Rural e Secretaria Especial das Mulheres, colaboram com o projeto. O objetivo do programa é conseguir erradicar a mortalidade infantil e materna, bem como melhorar outros indicadores sociais, como educação, desenvolvimento e assistencia Social.
No programa já estão cadastradas de 230 grávidas. As participantes do programa vão receber Kits com produtos para o enxoval do bebê, O "Canto Mãe Coruja" também vai oferecer cursos de alfabetização, profissionalizantes para a geração de emprego e renda, além de apóio Psicológico.
Mas, para ganhar o Kit, é obrigatório que as futuras mamães realizem pelo menos seis meses de pré-natal. Outro benefício que o programa agrega, é que os filhos até cinco anos também também vão ser assistidos, inclusive pela retirada de documentação.
A Prefeitura de Belo Jardim, está de parabens, mas uma vez trazendo projetos e programas para a população carente.
Postado por: Josivaldo Paz


terça-feira, 18 de maio de 2010

III Conferencia Estadual de Saúde Mental


A Presidente do COMDIRI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa), Ester Paz, estar em recife, participando da III Conferencia Estadual de Saúde Mental Intersetorial, o conselho esta no grupo intersetorial reinvidicando para Belo Jardim um Cap's, um Nasf, o Samú e recurso para capacitação de profissionais na àrea de saúde mental, pois nosso Município tem um índice muito alto de pessoas com problemas mentais, tal fato comprovado pelo atendimento no ambulatório da casa de saúde, com a Médica Dra. Ana Beghot, só esta semana ela atendeu cem pacientes com problemas psiquicos. a nossa demanda espontanea é muito grande, e precisamos de recursos para podermos da um tratamento digno a estes usuários.
Postado por: Josivaldo Paz

CASA DOS CONSELHOS É INAUGARADA

A Prefeitura Municipal, atraves da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Social, inaugurou na ultima quinta feira (13), a CASA DOS CONSELHOS. o evento reunil o Vice-Prefeito José Ivan, a 1ª Dama e Secretaria de Ação Social, Joelma Gomes, os Presidentes dos Conselhos, Vereadores, Secretarios, Servidores e Convidados.

A Casa dos Conselhos, localizada na Av. Siqueira Campos, nº 17, sedia o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIRI), o Conselho Municipal da Pessoa com deficiencia (COMUDEBEJA), Conselho Municipal de Assistencia Social (CMAS), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), Comissão Municipal de Defeza Civil (COMDEC), Instacia Social de Controle do Bolsa Familia (ICS), Academia Belojardinense de Letras e Artes (BLA), Cooperativa dos Carroceiros (COOCA-BEJA).

De acordo com Joelma Gomes a iniciativa de criar este espaço foi para disponibilizar um espaço exclusivo para reunião dos conselheiros, bem como oferecer um ambiente adequado para o atendimento da população, uma vez que os Conselhos Municipais "Prestam serviço de extrema relevancia para a sociedade Belojardinense".


Segundo a Controladoria Geral da União, os Conselhos Municipais são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de naturaza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das politicas públicas e setoriais.








A Casa dos Conselhos pussui diversas salas e um espaço maior para reuniões. Ao longo da reforma, a casa foi preparada para receber pessoas com necessidades especiais, nesta ocasião lembramos que o espaço que tinhamos anteriormente era precário e o conselho tinha dificuldades em auxiliar a pessoa com deficiencia, agora o conselho passou a ter um espaço adequado, não só para os deficientes, mas tambem para os idosos. Agora podemos contar com um ambiente agradável e com boa acessibilidade, para melhor atender ao público.








Para o Vice-Prefeito José Ivam, a administração Municipal deve trabalhar em parceria com o Legislativo, o Judiciàrio e com Instituições como os Conselhos. " A Secretaria teve um dia feliz quando planejou agregar nesta sede dos Conselhos".

Após o descerramento da placa, os convidados conheceram as instalações da casa, onde foi servido um coquetel ao som de Louro e Banda.

Postado por: josivaldo Paz.